14 de agosto de 2009

Jogando no Quintal - Improvisos

Existem vários grupos de improvisação atuando no Brasil e no mundo. Mais no mundo do que aqui, na verdade. Porque o mundo é maior, claro, mas também porque começamos um pouco atrasados (de novo) com essa modalidade teatral.

Os improvisos sempre foram considerados uma excelente forma de aquecimento para o trabalho do ator, mas que não eram suficientemente elaborados para irem a cena. As pessoas que proferiam estas falácias esqueceram de que o improviso é algo arriscado, que tem no erro um dos melhores atrativos do trabalho e que (esta é a melhor parte) é feito junto com a platéia.

Os jogos podem não variar muito, então a diferença está em quem os joga. Um dos grupos que mantém o trabalho constante de improvisação é o Jogando no Quintal, uma improvisação de palhaços que acontece em São Paulo e agora viaja por todo o país.

Confiram aqui um desses jogos, o jogo do Abcdário!

13 de agosto de 2009

Como contar uma história

Tem histórias que não precisam ser verdadeiras, só precisam ser bem contadas. Desculpe interromper, mas já interrompendo (a sua leitura), quero dizer que esta é uma história excelente, do tempo da tevê ao vivo. Noto que é uma das histórias favoritas do Jô Soares, porque ele conta com muita propriedade.

Divirta-se!